Minha Paroquia


Enquanto comunidade, a Igreja São Francisco de Assis, localizada em Itapuã - Vila Velha/ES -, formou-se norteada pelos ideais e idéias franciscanas. Amparada pelos freis que lhe assistiam e pela história de vida de seu padroeiro, cresceu à luz do exemplo deste. À medida que a população do bairro aumentava, a comunidade passou a gerar frutos, ou seja, outras comunidades: Bom Pastor, Nossa Senhora de Guadalupe, Sagrado Coração de Jesus e São Pedro Pescador, todas localizadas nas redondezas do bairro onde está localizada.
Por iniciativa de Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, a comunidade foi elevada à condição de Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, tendo como pároco o Padre Hiller Stefanon Sezini. A solenidade aconteceu em 02 de fevereiro de 2007, na presença do Frei Gilmar, que representava o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Frei Ladi Antoniazzi, bem como das demais comunidades presentes na celebração eucarística, ocasião em que o Arcebispo Metropolitano ungiu o sacerdote Pe. Hiller Stefanon Sezini, outorgando a este a função de pároco da nova Paróquia.
Até esta data, as cinco comunidades pertenciam à Paróquia Nossa Senhora do Rosário e eram pastoreadas pelos frades franciscanos desde 1968. Foram responsáveis pela evangelização e amadurecimento da fé dos fiéis os freis: Anselmo, Nivaldo, Lenci, Marcio Oswaldo, Paulo, Jorge, Vitalino, Claudius, Atílio, Gilmar e Ladi.
Assim que iniciou os seus trabalhos, Pe. Hiller instituiu novos horários de missas nos finais de semana em todas as comunidades que compõem a Paróquia, nos seguintes horários:
  • Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe: sábado, às 18H;
  • Comunidade São Pedro Pescador: sábado, às 19:30H;
  • Comunidade Sagrado Coração de Jesus: domingo, às 10H;
  • Comunidade Bom Pastor: domingo, às 17:30H;
  • Comunidade São Francisco de Assis: domingo, às 8H e às 19H.
Tendo em vista que a vivência dos leigos participantes das equipes de liturgia das comunidades era principalmente de Celebrações da Palavra, uma vez que a missa era celebrada uma vez por mês em cada comunidade, em 12 de março de 2007, Pe. Hiller organizou em um treinamento litúrgico a fim orientar a todos (Equipes de Liturgia, Música e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE’s) em suas funções e atividades.
Como a Paróquia foi instituída no início do ano, a primeira mudança foi sentida na celebração da Semana Santa. Anteriormente, a mesma era celebrada em cada comunidade e, apenas no Domingo de Páscoa as comunidades se uniam para a Caminhada da Ressurreição e a Missa de Páscoa, celebrada nas areias da Praia de Itapuã.
Nesta ocasião, contudo, viveu-se, pela primeira vez, a Semana Santa Paroquial, com as seguintes celebrações:
  • Ofício de Trevas;
  • Procissão do Encontro;
  • Procissão com o Santíssimo, após a missa de Lava Pés – para a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, onde foi realizada uma vigília durante toda a noite;
  • Lavagem do Templo (realizada na Matriz), no Sábado Santo, às 9H;
  • Bênção dos ovos de chocolate nas missas de Páscoa.
As outras celebrações da Semana Santa já eram do conhecimento e contavam com a participação dos paroquianos.
No decorrer do primeiro ano da Paróquia São Francisco de Assis foram formados:
  • O Conselho Pastoral Paroquial – CPP;
  • O Conselho Administrativo Paroquial – CAP;
  • O Conselho Litúrgico Paroquial;
  • O Movimento Serra;
  • A Pastoral de Apoio Social – PAS;
  • O Terço dos Homens e a Equipe de Liturgia dos Homens na Matriz;
Também foram realizados:
  • O primeiro Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia;
  • Retorno dos Autos de São Francisco e da Paixão, organizados pelos jovens da Paróquia;
  • Acolhida aos Movimentos Sacerdotal Mariano (MSM) e Legião de Maria, instituindo Celebração Eucarística com os mesmos todos os sábados, às 6:30H;
  • Lançamento da campanha em prol da compra do terreno da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe (carnês);
  • Motivação que a Comunidade São Pedro Pescador envidasse esforços no sentido de concluir o projeto de construção de sua nova sede;
  • Reforma da Matriz, para que a mesma se adequasse às novas necessidades, criando condições de acolhida aos paroquianos, reuniões, confissões e atendimentos, dentre outros;
  • Presença no Sínodo Arquidiocesano.
Ainda no ano de 2007 foram preparadas as seguintes celebrações, atividades e festas:
  • Vigília de Pentecostes;
  • Missa e procissão de Corpus Christi;
  • Festa do Padroeiro Paroquial, composta por: Novena, Trânsito e Auto de São Francisco de Assis e Bênção dos animais. Além de vários sacerdotes convidados, também os bispos Dom Mário e Dom Silvestre e o arcebispo Dom Luís presidiram as missas da novena e da solenidade do padroeiro;
  • Primeira Semana de Portas Abertas: sete dias e sete noites de orações contínuas com o Santíssimo Sacramento, com a participação de todas as comunidades e de grupos de oração de outras paróquias;
  • Início das Missas com Oração por Cura e Libertação, celebradas toda última segunda feira de cada mês, às 19:30H;
  • Produção de um presépio ao lado Matriz, em tamanho natural.
  • Celebração das festas dos padroeiros das comunidades com entusiasmo, alegria, devoção e união;
  • Instituição da missa da “Saudade do Frei Aurélio Stulzer”, na Comunidade Bom Pastor; dentre outros.
A comemoração do primeiro aniversário da Paróquia foi antecipada para o dia 30 de janeiro de 2008, uma vez que o dia 2 de fevereiro estaria inserido no feriado de carnaval.  Houve uma Santa Missa Solene que contou com a fervorosa participação dos paroquianos.
Em 12 de fevereiro de 2008, a Paróquia, por meio de suas comunidades celebrou o aniversário vitalício do Pe. Hiller numa grande confraternização, no pátio da Matriz, logo após a Santa Missa.
Entre os dias 12 e 25 de fevereiro foi realizada a Segunda Semana de Portas Abertas, novamente com a participação dos paroquianos e de grupos de oração convidados de outras paróquias.
Em 15 de fevereiro houve o treinamento para a Campanha da Fraternidade de 2008, cujo tema foi: “Fraternidade e Defesa da Vida”, e o lema: “Escolhe, pois a vida”.
Em 2008, o pároco delegou a Ana Maria Lemos a função de motivar uma maior participação dos fiéis na realização dos Círculos Bíblicos nas comunidades.
Em março, na reunião do CPP, Pe. Hiller solicitou que os paroquianos estudassem o texto base sobre família, a fim de que houvesse melhor participação no Sínodo Arquidiocesano.
A Semana Santa aconteceu nos mesmos moldes do ano anterior, porém, a participação foi mais acentuada, tanto nas procissões como nas missas e cerimônias. Destaca-se aqui a procissão de Ramos, em que o Pe. Hiller percorreu, montado num burrinho, o percurso entre a Matriz e a Comunidade Bom Pastor.
Entre os dias 14 e 20 de abril a paróquia recebeu a visita dos Arautos do Evangelho. Foram dias de festa. Houve orações todas as manhãs na Matriz, com a entrada solene da imagem de Nossa Senhora de Fátima; exposição e bênção do Santíssimo; ofício a Santíssima Virgem Maria; orações particulares com a participação do povo; dentre outros. Durante as noites, foram celebradas missas com a presença dos Arautos, ora na matriz, ora nas comunidades.
Os arautos visitaram muitas famílias e o comércio local, levando sempre a imagem de Nossa Senhora de Fátima, fazendo orações e coletando dados que resultaram num censo paroquial. Os missionários deixaram muita paz e alegria por onde passaram, porém não conseguiram visitar todo o bairro, uma vez que, como disseram, “Itapuã é um bairro vertical”, e às vezes passavam um dia inteiro em um único prédio.
No dia 20 de abril houve uma grande Celebração Eucarística na Matriz, onde os Arautos coroaram a imagem de Nossa Senhora de Fátima e entregaram a 14 paroquianos o Oratório de Nossa Senhora de Fátima, dando aos mesmos a responsabilidade de levar essa imagem para visitar 30 famílias todos os meses, sempre no mesmo dia do mês.
Em maio, houve a caminhada das mães para o Convento da Penha, no segundo sábado do mês e, em junho, pela primeira vez, foi realizada a Trezena de Santo Antônio, com missa todos os dias às 6:30H, celebração que superou as expectativas de participação.
Como de costume, as comunidades continuaram a organizar suas festas juninas e julinas, cada qual em dias diferentes, a fim de que toda a paróquia prestigiasse as festas de cada comunidade.
Também as Festas do Padroeiro de cada comunidade foram bem preparadas. Todas contaram com Celebração do Tríduo e barraquinhas, bem como a Missa Solene e outros eventos relacionados aos padroeiros e às comunidades (procissão marítima, adoração ao Santíssimo Sacramento, exposição de trabalhos manuais, almoços, dentre outros).
A Segunda Festa do Padroeiro Paroquial foi preparada com entusiasmo e afinco, e foi realizada entre os dias 15 de setembro e 04 de outubro de 2008. A festa teve início com uma missa presidida pelo Pe. Hiller e concelebrada pelo Frei Elias Vella, OFM, da Ilha de Malta.
A festa contou com missas, novena, adoração ao Santíssimo Sacramento, bênção dos animais, trânsito de São Francisco de Assis, teatro, festa popular e shows com bandas católicas locais (Banda Sementes e Banda Ciros) e nacionais (Diácono Nelsinho Corrêa e Banda Bom Pastor, do Rio de Janeiro), tendo sido tudo organizado por uma equipe formada pelo pároco, os coordenadores de cada comunidade e alguns  membros da comunidade São Francisco de Assis. A festa continuou ainda com praça de alimentação e exposição de trbalhos manuais.